Artigos

  • Cria Rumo: 11 anos e muitas histórias Cria Rumo: 11 anos e muitas histórias
    Quando nos lembramos da trajetória da Cria Rumo, nesses onze anos de existência, percebemos como foram sempre novos os desafios que enfrentamos e como deixaram boas lembranças e forte legado em nosso portfólio de clientes e experiências. Iniciamos com atividades voltadas para o Instituto de Hospitalidade - IH, atuando na gestão do Programa de Certificação em Turismo Sustentável, o PCTS. Era o ano de 2006 e já trazíamos na bagagem experiências importantes em secretarias municipais de Salvador e Cairu.

    Leia mais
  • Marca do destino turístico Marca do destino turístico
    A Cria Rumo Consultoria criou, no ano passado, as marcas de Valença e praia de Guaibim, e de Serra Grande, no município de Uruçuca. Este serviço estava inserido no Plano de Marketing Turístico desenvolvido pela empresa para os destinos, em parceria com o Sebrae, cujo principal objetivo foi definir o posicionamento estratégico de marketing, orientar as ações voltadas para o mercado e garantir maior retorno ao investimento público e privado no turismo das regiões.

    Leia mais
  • Produção Associada ao Turismo Produção Associada ao Turismo
    A Produção Associada ao Turismo trata da oferta de serviços que estão direta e indiretamente ligados a ela, como o agenciamento de viagens, transporte, hospedagem, além da fabricação de sabonetes e mel produzidos pelos moradores locais.

    Leia mais
  • Planejamento de Marketing Turístico Planejamento de Marketing Turístico
    Uma das especialidades da Cria Rumo, o Plano de Marketing tem o objetivo de definir o posicionamento estratégico de marketing, orientar as ações voltadas para o mercado e garantir maior retorno ao investimento público e privado no turismo de uma determinada região.

    Leia mais
  • Planejamento Turístico fortalece a economia local e ajuda a produzir um turismo de qualidade para moradores e visitantes Planejamento Turístico fortalece a economia local e ajuda a produzir um turismo de qualidade para moradores e visitantes
    “O planejamento serve para pensar o destino com um todo, antecipar os problemas que podem vir a existir, além de pensar de que forma os recursos serão captados e investidos."

    Leia mais
  • A Interpretação do Patrimônio ajuda na preservação das riquezas naturais e culturais e qualifica o turismo da localidade A Interpretação do Patrimônio ajuda na preservação das riquezas naturais e culturais e qualifica o turismo da localidade
    A Cria Rumo desenvolve planos de Interpretação do Patrimônio cultural e natural, trilhas interpretativas, sinalização turística, projetos de centro de visitantes e outros serviços inéditos no Estado da Bahia, porque entende que o patrimônio histórico e arquitetônico, assim como as histórias do lugar, o cotidiano, as crenças e os costumes devem ser interpretados e comunicados para despertar o interesse dos visitantes e promover ganhos para todos.

    Leia mais
  • A Categorização dos Municípios do Mapa Turístico do Brasil A Categorização dos Municípios do Mapa Turístico do Brasil
    O Ministério do Turismo categorizou 3.345 municípios no Brasil em níveis A, B, C, D e E, sendo que apenas quatro destinos turísticos da Bahia se encontram na categoria A. Uma das alternativas para solucionar essa questão é a elaboração de planos de marketing e de desenvolvimento turístico para cada região.

    Leia mais
  • Bahia, França, Portugal e Espanha.
    Acontecido o sorteio dos jogos da Copa FIFA 2014, nos hotéis da Costa do Sauipe, resta-nos analisar nosso turismo receptivo para esses países e trabalhar com foco para gerar o máximo de legados com esse público já definido pela sorte. E que sorte!

    Leia mais
  • Baía de Todos os Santos no Prodetur Nacional Bahia.
    A Baía de Todos os Santos, cantada em versos e prosas há mais ou menos 500 anos, tem estado em segundo plano no desenvolvimento do turismo da Bahia.

    Leia mais
  • Turismo Criativo – a renovação necessária.
    Aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, em Porto Alegre, a Conferência Brasileira de Turismo Criativo. Estive lá com minhas sócias Manuela Scaldaferri e Rejane Mira, da Sobreturismo Consultoria, conferindo as novidades e confirmando nossos conceitos

    Leia mais