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Planejamento Turístico fortalece a economia local e ajuda a produzir um turismo de qualidade para moradores e visitantes Mais de seis milhões de turistas visitaram o Brasil em 2014, segundo dados do Anuário Estatístico de Turismo 2015 do Ministério do Turismo, elaborado com base nos números da Polícia Federal. Um recorde para o país, que chegou a esses números devido a Copa do Mundo.

Mas como garantir que a entrada de turistas resulte em ganhos para a economia local e em uma experiência positiva para os visitantes? Essas e outras questões podem ser resolvidas através do Planejamento Turístico, o processo de elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável do turismo de um destino e que tem o objetivo de definir segmentos prioritários, público-alvo e estruturar produtos e serviços para atendê-los, entre outras coisas.

De acordo com Manuela Scaldaferri, turismóloga e sócia da Cria Rumo Consultoria, o planejamento do turismo favorece o desenvolvimento local e minimiza os efeitos negativos que o turismo desordenado pode causar. “O planejamento serve para pensar o destino com um todo, antecipar os problemas que podem vir a existir, além de pensar de que forma os recursos serão captados e investidos. O plano turístico é pensado e executado em benefício dos moradores locais e também dos turistas, para que estes tenham uma experiência positiva memorável”, explica.

Um dos mais importantes documentos produzidos pelo processo de planejamento turístico, o Plano de Marketing é uma das especialidades da Cria Rumo e tem o objetivo de definir o posicionamento estratégico de marketing, orientar as ações voltadas para o mercado e garantir maior retorno ao investimento público e privado no turismo de uma determinada região. Trata-se, portanto, de uma das mais importantes ferramentas do Planejamento Turístico.
A Cria Rumo já elaborou os Planos de Marketing Turístico de Valença (2015), Imbassaí (2015), Praia do Forte (2014), Serra Grande (2014), Costa do Dendê (2012), Costa do Cacau (2010) e da Costa das Baleias (2009) e Planos Estratégicos de Turismo para o município de Andaraí (2011) e Costa do Dendê (2008).