Artigos

Produção Associada ao Turismo A Produção Associada ao Turismo trata da oferta de serviços diretamente ligados a ela, como o agenciamento de viagens, transporte, hospedagem, bares e restaurantes. Como também de atividades que estão indiretamente relacionadas, a exemplo da fabricação de sabonetes, mel, queijo e artesanatos produzidos pelos moradores locais.

Essas atividades ajudam a movimentar a economia de toda uma região, mas precisam estar atreladas a um processo de qualificação, profissionalização e diálogo entre clientes e fornecedores.

Um Plano de Desenvolvimento da Produção Associada ao Turismo possibilita o fomento da produção local e contribui para organizar e integrar os setores decisivos no fortalecimento do turismo em uma localidade, como a culinária, produções agrícolas, além do artesanato e outras atividades relacionadas ao turismo.

Em 2010, a Cria Rumo Consultoria foi responsável pelo Plano de Desenvolvimento da Produção Associada ao Turismo da Costa do Dendê, que teve como premissa desenvolver e articular a produção local associada ao turismo, com foco na micro e pequena empresa, enriquecendo a estada e aumentando o gasto médio do visitante, gerando uma riqueza maior e mais distribuída nas localidades da Costa do Dendê.
 
Já em 2012, a empresa desenvolveu o Plano de Desenvolvimento da Produção Associada ao Turismo Étnico para o Instituto Votorantim e o Sebrae, cujo objetivo foi organizar a produção regional associada ao turismo étnico, com foco na melhoria da gestão dos serviços e produtos turísticos e desenvolvimento de novos produtos turísticos com o Núcleo de Turismo Étnico Rota da Liberdade, no quilombo do Caonge, em Cachoeira-BA.