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Marca do destino turístico

A marca é um elemento imagético que personifica uma empresa, produto ou uma localidade. Para criar a marca de um destino, por exemplo, é preciso vivenciar a região, interagir com os moradores e reconhecer os símbolos que representam a sua identidade.

A Cria Rumo Consultoria criou, no ano passado, as marcas de Valença e praia de Guaibim, e de Serra Grande, no município de Uruçuca. Este serviço estava inserido no Plano de Marketing Turístico desenvolvido pela empresa para os destinos, em parceria com o Sebrae, cujo principal objetivo foi definir o posicionamento estratégico de marketing, orientar as ações voltadas para o mercado e garantir maior retorno ao investimento público e privado no turismo das regiões.

A metodologia para elaboração de todo Plano de Marketing envolve o diagnóstico, definição de estratégias e plano de ação. “Todo o processo é executado de forma participativa, com o envolvimento da comunidade local, dos poderes público e privado, através de oficinas, entrevistas e visitas técnicas”, afirma Manuela Scaldaferri, turismóloga e sócia da Cria Rumo, que também desenvolveu os Planejamentos de Marketing de Imbassaí, Praia do Forte, Costa do Dendê, Costa do Cacau e Costa das Baleias.

De acordo com o designer Marco Telles, o tempo de desenvolvimento da marca pode variar entre 15 e 30 dias, dependendo da complexidade do trabalho. O grande desafio está em compreender a diversidade geográfica e cultural do destino turístico e traduzir esse conteúdo na marca de forma simples e visualmenteagradável.

O designer conta que participou da reunião na qual as lideranças locais forneceram as informações para desenvolvimento do plano de marketing e elaboração do briefing de criação da marca de Serra Grande. “Foi uma experiência muito enriquecedora porque tive a oportunidade de conversar com os moradores, conheci a maioria dos pontos turísticos e fiz algumas trilhas. Esses elementos foram fundamentais para entender melhor a essência da localidade e traduzi-la na marca”, explica Marco.