A hora do Recôncavo da Bahia

Depois de tempos esquecido e com a economia enfraquecida, o Recôncavo da Bahia surge como uma das esperanças do turismo baiano, baseado na força de sua economia criativa, que não para de inovar. Quem diria !!! Tantos recursos direcionados para a Costa dos Coqueiros e a do Descobrimento e o velho recôncavo aparece, como a bola da vez do turismo cultural. Se não é a bola da vez, devia ser. Nesse caso o recôncavo tem por sede criativa o município de Cachoeira, tendo sua vizinha São Félix, como companheira nesse caminhar.


Leia mais


Editorial, 30.MAIO.2014 | Postado em Geral

Observação de Baleias – uma singularidade baiana

Entre os meses de julho e novembro de cada ano, as baleias jubarte se aproximam da Bahia para reprodução e amamentação de seus filhotes. Elas procuram nossas águas quentinhas para cuidar dos bebês e oferecem um espetáculo impactante para moradores e turistas em nossa terra. O destino mais procurado por elas é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde ficam aquecidas e protegidas. Outro local bastante procurado pelas jubarte, mesmo ficando fora do Parque de Abrolhos, é uma enorme coroa natural, localizada na costa do município de Nova Viçosa. Mas para chegar lá elas passam praticamente por toda a costa baiana e ai podem se transformar em um singular e extraordinário atrativo turístico.


Leia mais


Editorial, 21.MAIO.2014 | Postado em Geral

A Praia do Forte como destino turístico

Dentre os destinos turísticos baianos de maior sucesso está a Praia do Forte, no município de Mata de São João, distante 55 quilômetros de Salvador. Esse prolongado sucesso se deve a vários fatores que vêm se modificando com o tempo, como não podia deixar de ser, mas que se renovam de forma produtiva e que sobre eles desejo aqui fazer uma breve análise.


Leia mais


Editorial, 28.ABRIL.2014 | Postado em Geral

Cama, Café e Bahia

O Cama e Café como meio de hospedagem é definido pelo Ministério do Turismo no Brasil, na matriz de classificação hoteleira, como uma hospedagem em residência familiar com, no máximo, três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza. Essa modalidade de hospedagem surgiu no Reino Unido, na primeira metade do século XX e ganhou o mundo. No Rio de janeiro já existe desde o início do século XXI, como atividade semi-profissional, ajudando a compor o orçamento doméstico de famílias, sobretudo no bairro de Santa Teresa. A partir de 2010 a atividade foi regulamentada pelo Ministério do Turismo para a prática em âmbito nacional.


Leia mais


Editorial, 21.ABRIL.2014 | Postado em Geral

Ilhéus como destino turístico

Depois de muitos anos trabalhando com turismo tenho ficado cada vez mais intrigado como os problemas apontados pelo empresariado permanecem sendo os mesmos há muito tempo, desde os meus tempos de professor da Factur até hoje. Nesses últimos dias, passando uma semana em Ilhéus, lembrei-me de muitas dessas queixas antigas e permanentes e, como cliente de hotéis, companhias aéreas, restaurantes e taxis, tenho analisado aspectos dos estabelecimentos que ajudam a aumentar os problemas.


Leia mais


Editorial, 14.ABRIL.2014 | Postado em Geral

As Joias da Cidade

Um dia desses fui entrevistado por um casal de professores espanhóis que estava aqui fazendo uma pesquisa encomendada pela Janela do Mundo, leia-se Carlinhos Brown. Eles estavam interessados em saber o que existe de especial em Salvador e o que faz um cidadão de qualquer parte do mundo se dirigir à nossa capital para fazer turismo. Aqui pra nós, em certo momento da entrevista, percebi que ele, o professor, estava estarrecido com o estado de conservação de nossa cidade. Percepções à parte, respondi que o turista vem a Salvador fazer três coisas com mais intensidade e que nossa cidade teria muito mais a oferecer, se fosse bem trabalhada.


Leia mais


Editorial, 31.MARÇO.2014 | Postado em Geral

A Bahia turística se encontra no Salão

Estive essa semana visitando o Salão Baiano de Turismo, evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, no Centro de Convenções. Este ano, além do próprio Salão, aconteceu a BNTM, uma das maiores feiras comerciais do turismo brasileiro.


Leia mais


Editorial, 24.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Reflexões sobre a indústria tradicional baiana na economia criativa

Sempre que falamos de economia criativa e suas relações com as indústrias locais, dizemos que uma tem tudo a ver com a outra e que a economia criativa faz desenvolver as indústrias de diversos segmentos. Dizemos ainda que as indústrias chamadas tradicionais fazem parte da economia criativa, ainda que alguns não percebam. Acreditando que isso é verdade, resolvi identificar os sindicatos industriais que têm maior proximidade com os segmentos nucleares da economia criativa.


Leia mais


Editorial, 17.MARÇO.2014 | Postado em Geral

O atendimento ao turista na Bahia

Na semana passada foi divulgada nos órgãos de imprensa na Bahia a estatística de chegadas do Aeroporto Internacional de Salvador. Esses números mostraram que o desembarque decresceu de 2011 para 2012 e, mais uma vez, de 2012 para 2013, considerando apenas o período da alta estação de verão. Pensando nisso e preocupado com as consequências no desenvolvimento e no emprego, caso essa tendência se perpetue, lembrei de alguns fatos verídicos relativos ao atendimento ao turista, aqui na Bahia e fora dela.


Leia mais


Editorial, 10.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Turismólogos

Tenho estado em reuniões em que é marcante a presença de profissionais formados em turismo, que estão assumindo funções importantes na área técnica do desenvolvimento do turismo e da economia criativa na Bahia.


Leia mais


Editorial, 24.FEVEREIRO.2014 | Postado em Geral
Exibindo 2 de 3

Carregando...