Artigos

  • Novos prefeitos, novos secretários de turismo. E agora?
    O ano passado foi marcado pelas eleições municipais e por conta dessas eleições, a partir de 1º de janeiro deste ano chegaram novas administrações nas cidades do Brasil e, com elas, novos gestores de turismo.

    Leia mais
  • Itaparica, uma ilha deserta.
    Itaparica é, hoje, uma ilha deserta. Digo deserta de políticas de desenvolvimento. Dividida em dois municípios, Itaparica e Vera Cruz, a ilha é mal administrada tanto de um lado como do outro. Sempre suja, com ruas esburacadas, cidades maltrapilhas. Os serviços de saúde são um Deus nos acuda.

    Leia mais
  • Turismo na Bahia: Ajuste seu foco
    A Revista Vida Simples, Ed. Abril, edição de fevereiro de 2013, traz uma matéria de capa muito boa sobre como ajustar o foco, com dicas para que o leitor possa realizar melhor aquilo que realmente importa, deixando de lado muita coisa que é feita no dia a dia e que não traz resultado algum.

    Leia mais
  • A produção local é a bola da vez no turismo baiano.
    Um dos grandes problemas do nosso turismo é que o visitante ainda gasta pouco dinheiro no destino. Essa é uma característica marcante do turista motivado pelo sol e pela praia, que chega de férias, muitas vezes acompanhado da família e que precisa fazer suas contas, a todo o momento, para que a viagem caiba no seu bolso.

    Leia mais
  • Fazer turismo com criatividade em Salvador
    Tem um papo antigo de que os atrativos turísticos de Salvador são antigos, cansados e exauridos pelo tempo de uso. Quando um visitante chega a Salvador para passar uns dias, o caminho natural é conhecer os grandes atrativos, como o largo do Pelourinho, a Igreja de São Francisco, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra e tantos outros que compõem os cenários mais famosos da Bahia.

    Leia mais
  • Economia Criativa. Que trem é esse?
    Está na agenda do desenvolvimento econômico em várias partes do mundo o fomento à economia criativa, que se baseia no adensamento dos setores que têm a criatividade humana como seu principal insumo.

    Leia mais
  • Considerações sobre o turismo de Salvador
    Nesse início de 2013, seja pelo início de uma gestão municipal, seja apenas pelo início de mais um ano, muitas pessoas passaram a discutir e opinar sobre o turismo de Salvador, com opiniões as mais diversas e, muitas vezes, divertidas.

    Leia mais