COVID-19: Aproveite o momento para planejar.

Ernesto Britto Ribeiro*

Nesses dias de quarentena por conta do novo Corona Vírus, boa parte dos empresários de pequenos negócios está em casa, trabalhando no sistema home office, se comunicando com equipe, clientes, fornecedores, e, também, amigos e famílias através dos aplicativos tipo Whatsapp e Zoom. Muitas dicas estão sendo produzidas para ajudar nos dias de crise, inclusive os governos estão respondendo às necessidades dos mais necessitados e dos pequenos negócios. Isso é muito bom, mas precisamos pensar no futuro. Passado o susto inicial, precisamos aproveitar o tempo para planejar o futuro, considerando que uma coisa é certa: a crise vai passar. Mais dia ou menos dia, as pessoas vão criando anticorpos e esse vírus não vai assustar mais tanto quanto hoje.

A crise é séria, a crise é grande, mas minha empresa também é seria e meus planos são grandes, apesar de a empresa ser pequena. Vale sempre lembrar que uma empresa é considerada pequena com base nos critérios de classificação da Receita Federal ou outros órgãos. Não significa que o empresário seja também pequeno, muito pelo contrário. Empresário grande é o que assume suas responsabilidades e lidera sua empresa, mesmo, e sobretudo, nos momentos de crise.

Isto posto, você, empresário de um pequeno negócio, precisa aproveitar para planejar, preparar a empresa para entrar nos trilhos quando chegar o momento. Como planejar é responder perguntas, vou te fazer algumas ‘perguntas norteadoras’, como costumamos chamar na Cria Rumo.

O que você desejava quando abriu a sua empresa? Responda por escrito. Pegue um caderno e anote as repostas. Nesse caso, resgate seus desejos mais primários, do período da inauguração de seu negócio.

Pode escrever também aí: o dia 31 de dezembro de 2020 vai chegar e provavelmente a pior parte da crise sanitária estará resolvida. Teremos então uma grave crise econômica para vencer e não se esqueça, empresas planejadas são empresas prevenidas e, com isso, tornam-se mais longevas.

Então vai mais uma pergunta: Como você deseja que sua empresa esteja em dezembro de 2021? Pense em fatores como equipe, clientes e resultado. Essas perguntas precisam ser respondidas por escrito. Por favor pegue um bloquinho e uma caneta. Pode ser lápis, se você preferir.

Como você deseja que sua empresa esteja em dezembro de 2025? É esse exercício de abstração da realidade que faz dos empreendedores pessoas tão especiais. Escreva como você deseja que sua empresa esteja em dezembro de 2021 e 2025. Simples, né?

Agora faça uma lista de muitas atividades que você precisa realizar para que esse futuro desejado tenha alguma chance de se tornar realidade. Quanto mais atividades você definir, melhor. Faça um plano de ação simples, apenas com as atividades listadas e classifique-as em três níveis de prioridade. Prioridades número 1, as mais importantes, prioridades número 02, as intermediárias e prioridades número 3, as menos importantes.

Pronto, você acaba de fazer um plano simples para vencer o período pós crise. Se você fizer isso que eu recomendo, vai ter vontade de fazer mais planejamento, vai achar que somente isso não serve mais para você. Será o sinal de que o bichinho do planejamento pegou você. Deixe-se contaminar e faça um bom futuro para a sua empresa!

*Sócio da Cria Rumo Consultoria.


Leia mais


Editorial, 27.MARÇO.2020 | Postado em Geral
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...