Check list de ideias para colocar em ordem a sua empresa durante a pandemia

Rejane Mira*
 
Estamos no vermelho, sim! Enquanto aguardamos o cenário mudar, e vai mudar - é uma questão de tempo, o que cada empresário tem feito, além de lamentar?  Aproveitou para atualizar tudo aquilo que antes não tinha tempo ou mergulhou na busca de informações sobre a Covid, se "ocupando" como forma de fugir da realidade de sua própria empresa? Tem empresário ficando especialista em Covid, no lugar de ser especialista em seu negócio.

Vou fazer algumas perguntas que espero ajudar, nesse período de apagão de clientes, para avaliar, resolver e melhorar o seu negócio:
  1. Atualizou, implantou ou descobriu como usar  todas as funcionalidades do sistema de gestão de sua empresa, desfrutando de todos os recursos e benefícios que ele te oferece?
  2. Atualizou todos os dados financeiros e analisou como reduzir os custos, definiu quais indicadores precisa usar para te ajudar nas tomadas de decisões?
  3. Mapeou todos os seus processos e testou as mudanças necessárias para a retomada, usando os parâmetros dos protocolos pós-COVID já amplamente divulgados?
  4. Fez a super faxina doando tudo aquilo que não te serve mais, mas pode ser útil a alguém, organizando todos os espaços físicos e virtuais (vale para os arquivos digitais) da sua empresa?
  5. Buscou se capacitar em algo que considera uma fraqueza profissional, através de cursos, aulas e treinamentos on-line?
  6. Aprendeu um pouco mais sobre marketing digital, agora que caiu a ficha que essa uma área que não pode mais ignorar?
  7. Identificou e articulou parcerias que poderão aumentar a competitividade de sua empresa?
  8. Foi buscar as avaliações dos seus clientes (internos e externos), ponderando de forma imparcial cada uma das críticas e sugestões para usá-las em benefício da empresa?
  9. Estreitou laços com a sua equipe, entendendo que é um momento que precisamos dar e receber atenção?
Reavaliou seus propósitos pessoais e empresariais, buscando assim nortear as ações futuras?Acredito que você, empresário de um pequeno negócio, terá sucesso no alcance das suas metas a curto e médio prazo, se conseguir agir sobre cada um dos itens acima, antes de os clientes ocuparem todo o seu tempo, como nos velhos tempos. A economia brasileira precisa que cada um dos envolvidos faça sua parte da melhor maneira sempre. Só assim ganha o empresário, empregados, a comunidade e o nosso principal alvo, o cliente.
 
*Sócia da Cria Rumo Consultoria.
Instagram: @CriaRumo


Leia mais


Editorial, 21.JULHO.2020 | Postado em Geral
  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...