A Categorização dos Municípios do Mapa Turístico do Brasil

De tempos em tempos, o Ministério do Turismo apresenta um instrumento inovador para a gestão do turismo brasileiro. Assim foi com a municipalização, a regionalização do turismo e logo após com os destinos indutores. A bola da vez é a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Na essência, é uma boa notícia para quem trabalha no setor, pois evidencia que o Ministério está se movimentando e buscando acertar.


Leia mais


Editorial, 15.FEVEREIRO.2016 | Postado em Geral

Bahia, França, Portugal e Espanha

Acontecido o sorteio dos jogos da Copa FIFA 2014, nos hotéis da Costa do Sauipe, resta-nos analisar nosso turismo receptivo para esses países e trabalhar com foco para gerar o máximo de legados com esse público já definido pela sorte. E que sorte!


Leia mais


Editorial, 01.AGOSTO.2014 | Postado em Geral

Baía de Todos os Santos no Prodetur Nacional Bahia

A Baía de Todos os Santos, cantada em versos e prosas há mais ou menos 500 anos, tem estado em segundo plano no desenvolvimento do turismo da Bahia. Isso é uma queixa antiga dos profissionais de turismo, tanto de Salvador como dos outros municípios do recôncavo. Se alguém achar que ela não está esquecida, sugiro dar um passeio de ferry boat e voltar para conversar de novo. Destinos como Porto Seguro, Ilhéus, Lençóis e a Costa dos Coqueiros como um todo tem sido muito mais privilegiados nas decisões sobre o turismo do que a BTS e, sobretudo, a nossa Ilha de Itaparic


Leia mais


Editorial, 01.JULHO.2014 | Postado em Geral

Turismo Criativo – a renovação necessária

Aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, em Porto Alegre, a Conferência Brasileira de Turismo Criativo. Estive lá com minhas sócias Manuela Scaldaferri e Rejane Mira, da Sobreturismo Consultoria, conferindo as novidades e confirmando nossos conceitos. A Prefeitura da capital dos gaúchos realizou um belíssimo evento, elegante e com profundidade.


Leia mais


Editorial, 01.JUNHO.2014 | Postado em Geral

A hora do Recôncavo da Bahia

Depois de tempos esquecido e com a economia enfraquecida, o Recôncavo da Bahia surge como uma das esperanças do turismo baiano, baseado na força de sua economia criativa, que não para de inovar. Quem diria !!! Tantos recursos direcionados para a Costa dos Coqueiros e a do Descobrimento e o velho recôncavo aparece, como a bola da vez do turismo cultural. Se não é a bola da vez, devia ser. Nesse caso o recôncavo tem por sede criativa o município de Cachoeira, tendo sua vizinha São Félix, como companheira nesse caminhar.


Leia mais


Editorial, 30.MAIO.2014 | Postado em Geral

Observação de Baleias – uma singularidade baiana

Entre os meses de julho e novembro de cada ano, as baleias jubarte se aproximam da Bahia para reprodução e amamentação de seus filhotes. Elas procuram nossas águas quentinhas para cuidar dos bebês e oferecem um espetáculo impactante para moradores e turistas em nossa terra. O destino mais procurado por elas é o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde ficam aquecidas e protegidas. Outro local bastante procurado pelas jubarte, mesmo ficando fora do Parque de Abrolhos, é uma enorme coroa natural, localizada na costa do município de Nova Viçosa. Mas para chegar lá elas passam praticamente por toda a costa baiana e ai podem se transformar em um singular e extraordinário atrativo turístico.


Leia mais


Editorial, 21.MAIO.2014 | Postado em Geral

A Praia do Forte como destino turístico

Dentre os destinos turísticos baianos de maior sucesso está a Praia do Forte, no município de Mata de São João, distante 55 quilômetros de Salvador. Esse prolongado sucesso se deve a vários fatores que vêm se modificando com o tempo, como não podia deixar de ser, mas que se renovam de forma produtiva e que sobre eles desejo aqui fazer uma breve análise.


Leia mais


Editorial, 28.ABRIL.2014 | Postado em Geral

Cama, Café e Bahia

O Cama e Café como meio de hospedagem é definido pelo Ministério do Turismo no Brasil, na matriz de classificação hoteleira, como uma hospedagem em residência familiar com, no máximo, três unidades habitacionais para uso turístico, com serviços de café da manhã e limpeza. Essa modalidade de hospedagem surgiu no Reino Unido, na primeira metade do século XX e ganhou o mundo. No Rio de janeiro já existe desde o início do século XXI, como atividade semi-profissional, ajudando a compor o orçamento doméstico de famílias, sobretudo no bairro de Santa Teresa. A partir de 2010 a atividade foi regulamentada pelo Ministério do Turismo para a prática em âmbito nacional.


Leia mais


Editorial, 21.ABRIL.2014 | Postado em Geral

Ilhéus como destino turístico

Depois de muitos anos trabalhando com turismo tenho ficado cada vez mais intrigado como os problemas apontados pelo empresariado permanecem sendo os mesmos há muito tempo, desde os meus tempos de professor da Factur até hoje. Nesses últimos dias, passando uma semana em Ilhéus, lembrei-me de muitas dessas queixas antigas e permanentes e, como cliente de hotéis, companhias aéreas, restaurantes e taxis, tenho analisado aspectos dos estabelecimentos que ajudam a aumentar os problemas.


Leia mais


Editorial, 14.ABRIL.2014 | Postado em Geral

As Joias da Cidade

Um dia desses fui entrevistado por um casal de professores espanhóis que estava aqui fazendo uma pesquisa encomendada pela Janela do Mundo, leia-se Carlinhos Brown. Eles estavam interessados em saber o que existe de especial em Salvador e o que faz um cidadão de qualquer parte do mundo se dirigir à nossa capital para fazer turismo. Aqui pra nós, em certo momento da entrevista, percebi que ele, o professor, estava estarrecido com o estado de conservação de nossa cidade. Percepções à parte, respondi que o turista vem a Salvador fazer três coisas com mais intensidade e que nossa cidade teria muito mais a oferecer, se fosse bem trabalhada.


Leia mais


Editorial, 31.MARÇO.2014 | Postado em Geral
Exibindo 2 de 4

Carregando...