A Bahia turística se encontra no Salão

Estive essa semana visitando o Salão Baiano de Turismo, evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, no Centro de Convenções. Este ano, além do próprio Salão, aconteceu a BNTM, uma das maiores feiras comerciais do turismo brasileiro.


Leia mais


Editorial, 24.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Reflexões sobre a indústria tradicional baiana na economia criativa

Sempre que falamos de economia criativa e suas relações com as indústrias locais, dizemos que uma tem tudo a ver com a outra e que a economia criativa faz desenvolver as indústrias de diversos segmentos. Dizemos ainda que as indústrias chamadas tradicionais fazem parte da economia criativa, ainda que alguns não percebam. Acreditando que isso é verdade, resolvi identificar os sindicatos industriais que têm maior proximidade com os segmentos nucleares da economia criativa.


Leia mais


Editorial, 17.MARÇO.2014 | Postado em Geral

O atendimento ao turista na Bahia

Na semana passada foi divulgada nos órgãos de imprensa na Bahia a estatística de chegadas do Aeroporto Internacional de Salvador. Esses números mostraram que o desembarque decresceu de 2011 para 2012 e, mais uma vez, de 2012 para 2013, considerando apenas o período da alta estação de verão. Pensando nisso e preocupado com as consequências no desenvolvimento e no emprego, caso essa tendência se perpetue, lembrei de alguns fatos verídicos relativos ao atendimento ao turista, aqui na Bahia e fora dela.


Leia mais


Editorial, 10.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Turismólogos

Tenho estado em reuniões em que é marcante a presença de profissionais formados em turismo, que estão assumindo funções importantes na área técnica do desenvolvimento do turismo e da economia criativa na Bahia.


Leia mais


Editorial, 24.FEVEREIRO.2014 | Postado em Geral

Itaparica, uma ilha deserta

“Itaparica, ilha bonita, morena n’areia, o sol a me queimar”. Com as lembranças de outrora e versos românticos que retratam sua beleza natural e poética, a Ilha de Itaparica vive, hoje, triste a lembrar-se de seu passado de glórias


Leia mais


Editorial, 13.DEZEMBRO.2013 | Postado em Geral

Turismo na Bahia: Ajuste seu foco

A Revista Vida Simples, Ed. Abril, edição de fevereiro de 2013, traz uma matéria de capa muito boa sobre como ajustar o foco, com dicas para que o leitor possa realizar melhor aquilo que realmente importa, deixando de lado muita coisa que é feita no dia a dia e que não traz resultado algum. Mas o que mais me chamou a atenção nessa edição é o fato de ter três matérias tratando de assuntos da Bahia.


Leia mais


Editorial, 29.NOVEMBRO.2013 | Postado em Geral

A produção local é a bola da vez no turismo baiano

Um dos grandes problemas do nosso turismo é que o visitante ainda gasta pouco dinheiro no destino. Essa é uma característica marcante do turista motivado pelo sol e pela praia, que chega de férias, muitas vezes acompanhado da família e que precisa fazer suas contas, a todo o momento, para que a viagem caiba no seu bolso. Nesse aspecto, o turista mais desejado pelos destinos turísticos são os que viajam para fazer negócios e participar de congressos e eventos técnicos, pois abrem mais a carteira do que quando em férias.


Leia mais


Editorial, 25.OUTUBRO.2013 | Postado em Geral

Fazer turismo com criatividade em Salvador

Tem um papo antigo de que os atrativos turísticos de Salvador são antigos, cansados e exauridos pelo tempo de uso. Quando um visitante chega a Salvador para passar uns dias, o caminho natural é conhecer os grandes atrativos, como o largo do Pelourinho, a Igreja de São Francisco, o Mercado Modelo, a Igreja do Bonfim, o Farol da Barra e tantos outros que compõem os cenários mais famosos da Bahia. Até ai tudo bem. O problema é quando esse turista volta mais uma, duas, três vezes na mesma cidade. Ou até mesmo quando essa estada por aqui é mais longa do que os tradicionais três dias de visita. Passarei por esse suposto problema entre fevereiro e março, quando meus amigos franceses virão pela terceira vez e chegarão para passar quinze dias.


Leia mais


Editorial, 12.SETEMBRO.2013 | Postado em Geral

Economia Criativa. Que trem é esse?

Está na agenda do desenvolvimento econômico em várias partes do mundo o fomento à economia criativa, que se baseia no adensamento dos setores que têm a criatividade humana como seu principal insumo. Alguns dos autores mais importantes do mundo sobre esse assunto apontam uma lista de segmentos criativos que giram em torno da arquitetura, artes visuais – fotografia, pintura, escultura, áudio visual – cinema, televisão e propaganda, comunicação – TV e rádio, design, digital – games, aplicativos e startups, editoração, expressões culturais – artesanato, arte popular, gastronomia, dança e festas populares, moda, música e outras.


Leia mais


Editorial, 05.SETEMBRO.2013 | Postado em Geral
Exibindo 3 de 4

Carregando...