Ilhéus como destino turístico

Depois de muitos anos trabalhando com turismo tenho ficado cada vez mais intrigado como os problemas apontados pelo empresariado permanecem sendo os mesmos há muito tempo, desde os meus tempos de professor da Factur até hoje. Nesses últimos dias, passando uma semana em Ilhéus, lembrei-me de muitas dessas queixas antigas e permanentes e, como cliente de hotéis, companhias aéreas, restaurantes e taxis, tenho analisado aspectos dos estabelecimentos que ajudam a aumentar os problemas.


Leia mais


Editorial, 14.ABRIL.2014 | Postado em Geral

As Joias da Cidade

Um dia desses fui entrevistado por um casal de professores espanhóis que estava aqui fazendo uma pesquisa encomendada pela Janela do Mundo, leia-se Carlinhos Brown. Eles estavam interessados em saber o que existe de especial em Salvador e o que faz um cidadão de qualquer parte do mundo se dirigir à nossa capital para fazer turismo. Aqui pra nós, em certo momento da entrevista, percebi que ele, o professor, estava estarrecido com o estado de conservação de nossa cidade. Percepções à parte, respondi que o turista vem a Salvador fazer três coisas com mais intensidade e que nossa cidade teria muito mais a oferecer, se fosse bem trabalhada.


Leia mais


Editorial, 31.MARÇO.2014 | Postado em Geral

A Bahia turística se encontra no Salão

Estive essa semana visitando o Salão Baiano de Turismo, evento organizado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, no Centro de Convenções. Este ano, além do próprio Salão, aconteceu a BNTM, uma das maiores feiras comerciais do turismo brasileiro.


Leia mais


Editorial, 24.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Reflexões sobre a indústria tradicional baiana na economia criativa

Sempre que falamos de economia criativa e suas relações com as indústrias locais, dizemos que uma tem tudo a ver com a outra e que a economia criativa faz desenvolver as indústrias de diversos segmentos. Dizemos ainda que as indústrias chamadas tradicionais fazem parte da economia criativa, ainda que alguns não percebam. Acreditando que isso é verdade, resolvi identificar os sindicatos industriais que têm maior proximidade com os segmentos nucleares da economia criativa.


Leia mais


Editorial, 17.MARÇO.2014 | Postado em Geral

O atendimento ao turista na Bahia

Na semana passada foi divulgada nos órgãos de imprensa na Bahia a estatística de chegadas do Aeroporto Internacional de Salvador. Esses números mostraram que o desembarque decresceu de 2011 para 2012 e, mais uma vez, de 2012 para 2013, considerando apenas o período da alta estação de verão. Pensando nisso e preocupado com as consequências no desenvolvimento e no emprego, caso essa tendência se perpetue, lembrei de alguns fatos verídicos relativos ao atendimento ao turista, aqui na Bahia e fora dela.


Leia mais


Editorial, 10.MARÇO.2014 | Postado em Geral

Turismólogos

Tenho estado em reuniões em que é marcante a presença de profissionais formados em turismo, que estão assumindo funções importantes na área técnica do desenvolvimento do turismo e da economia criativa na Bahia.


Leia mais


Editorial, 24.FEVEREIRO.2014 | Postado em Geral

Itaparica, uma ilha deserta

“Itaparica, ilha bonita, morena n’areia, o sol a me queimar”. Com as lembranças de outrora e versos românticos que retratam sua beleza natural e poética, a Ilha de Itaparica vive, hoje, triste a lembrar-se de seu passado de glórias


Leia mais


Editorial, 13.DEZEMBRO.2013 | Postado em Geral

Turismo na Bahia: Ajuste seu foco

A Revista Vida Simples, Ed. Abril, edição de fevereiro de 2013, traz uma matéria de capa muito boa sobre como ajustar o foco, com dicas para que o leitor possa realizar melhor aquilo que realmente importa, deixando de lado muita coisa que é feita no dia a dia e que não traz resultado algum. Mas o que mais me chamou a atenção nessa edição é o fato de ter três matérias tratando de assuntos da Bahia.


Leia mais


Editorial, 29.NOVEMBRO.2013 | Postado em Geral

A produção local é a bola da vez no turismo baiano

Um dos grandes problemas do nosso turismo é que o visitante ainda gasta pouco dinheiro no destino. Essa é uma característica marcante do turista motivado pelo sol e pela praia, que chega de férias, muitas vezes acompanhado da família e que precisa fazer suas contas, a todo o momento, para que a viagem caiba no seu bolso. Nesse aspecto, o turista mais desejado pelos destinos turísticos são os que viajam para fazer negócios e participar de congressos e eventos técnicos, pois abrem mais a carteira do que quando em férias.


Leia mais


Editorial, 25.OUTUBRO.2013 | Postado em Geral
Exibindo 3 de 4

Carregando...