Projeto Territórios Criativos, SEBRAE e SECOPA, 2011 - 2012
Esse projeto teve como objetivo a formatação de produtos turísticos culturais de qualidade internacional em Salvador, através de novos e inovadores produtos e serviços, contribuindo com a melhoria da competitividade do destino baiano e abrangeu os seguintes Territórios: Santo Antônio Além do Carmo, Candeal, Ribeira, Bonfim, Rio Vermelho, Curuzu e Comércio. O Projeto Territórios Criativos foi desenvolvido com metodologia que perpassa pela valorização da participação da comunidade organizada dos territórios criativos. Envolve ações complementares de diversas instituições parceiras e ações sempre realistas, que tragam resultados efetivos para a cidade, o empresariado e o turismo da Bahia e do Brasil. As intervenções propostas são de múltiplas dimensões, como cultura, turismo, empreendedorismo, marketing, governança e infraestrutura. A metodologia aplicada nos Territórios aborda aspectos ligados diretamente à competitividade dos pequenos negócios, observando o seu ambiente interno e a dimensão externa. A dimensão do ambiente interno dos negócios envolve diagnósticos de competitividade empresarial, consultorias e cursos empresariais. A dimensão externa utiliza o conceito das 13 Dimensões de Competitividade dos Destinos Turísticos e engloba etapas de Diagnóstico, Plano de Ação, Núcleo de Governança e Consultoria para o aumento da competitividade turística dos Territórios.